Alimentação & Saúde

Esses são os alimentos que você deve excluir do seu café da manhã, diz nutricionista

Essa refeição merece atenção especial por ser a primeira após um longo período de jejum

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Embora estudos demonstrem a importância de todas as refeições diárias, muitos argumentam que o café da manhã ocupa um lugar de destaque. De fato, essa refeição merece atenção especial por ser a primeira após um longo período de jejum. Para garantir que o café da manhã seja nutritivo e forneça energia para começar o dia, é recomendável evitar certos alimentos.

Quais são esses alimentos?

De acordo com a nutricionista Regina Sarmento em entrevista ao Eu Atleta, o primeiro item a ser evitado é a margarina, devido ao seu caráter ultraprocessado e à falta de nutrientes. “A primeira refeição que você faz pode ditar o resto do dia do seu metabolismo. Se você faz uma refeição rica em fibras, vitaminas e minerais, vai começar o dia absorvendo substâncias adequadas ao bom funcionamento e o corpo vai trabalhar adequadamente”, afirma.

Se na primeira refeição, você come açúcar, refinados ou coisas cheias de corantes e conservantes, seu corpo vai começar o dia absorvendo substâncias não adequadas. Esta é a importância de escolher bem os alimentos da primeira refeição do dia”, explica a nutricionista.

Por que não consumir achocolatados?

Embora sejam populares no café da manhã de muitas pessoas, os achocolatados são ricos em açúcar e aditivos, comumente apresentando uma baixa quantidade de cacau em sua composição. Regina recomenda evitar o consumo de qualquer tipo de açúcar e optar pelo cacau orgânico em pó.

“Não há justificativa nutricional para a obrigatoriedade de se usar açúcar em qualquer coisa. A grande questão da boa saúde é aprender a lidar com os outros sabores: o azedo, o amargo, o levemente adocicado, o neutro… O nosso corpo ancestralmente não está habituado com o açúcar”, comenta a nutricionista.

E o suco de caixinha?

É recomendável evitar o consumo de sucos de caixinha pelos mesmos motivos dos achocolatados: são ricos em açúcar, aditivos e têm pouca quantidade de fruta. Em vez disso, opte por sucos naturais. No entanto, é crucial atentar para o método de preparo. O suco espremido é preferível, pois preserva a vitamina C, e é aconselhável não coá-lo para manter suas fibras.

Embutidos

Os embutidos não são recomendados em nenhum momento do dia, especialmente no café da manhã. A nutricionista destaca a mortadela e o blaquet como os piores, mas também desaconselha o consumo de presuntos e salames.

“A indústria pega todo tipo de restos e sobras da carne. São as aparas, que a gente chama: pele, cartilagens, gorduras de todos os bichos. Aí tritura, enche de químicos, açúcar, amido de milho modificado. Os embutidos industrializado são terríveis. Você consegue nas fazendas no sul de Minas, no Mato Grosso, linguiças, salames e carnes salgadas de boa qualidade. Mas os embutidos industrializados vendidos a preços baratíssimos são basicamente aparas de carne com muito conservante”, explica a nutricionista.

Fritura

As frituras apresentam um problema devido à sua elevada concentração de gordura, portanto, devem ser evitadas em todas as refeições e não apenas no café da manhã. “Toda vez que você tem um alimento crocante, seja uma torradinha, um churrasco ou uma fritura no óleo ou air fryer, ou até mesmo no forno, você produz naquele alimento uma reação chamada Reação de Maillard, que é tóxica para o nosso corpo. Esta reação forma compostos que são tóxicos, como a acroleína. Então, usar constantemente alimentos crocantes não é muito legal. As frituras e alimentos crocantes, não devem ser consumidos no dia a dia. A alternativa para comer fritura é não comer fritura”, declara a nutricionista.