Festividade

Festa junina: Conheça opções de alimentos saudáveis para não fugir da dieta

Você não precisa fazer uma cruz na boca e ignorar a festividade, dá para aproveitar as quermesses e manter uma alimentação equilibrada

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Comemorada em junho, a festa junina é uma das festividades mais tradicionais do Brasil, repleta de danças, brincadeiras e, claro, de muitos petiscos gostosos. Por isso, hoje vamos falar de comidas para festa junina. Inclusive, você sabia que é possível saborear essas delícias de forma saudável?

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, quem está tentando emagrecer deve evitar doces e frituras. Além disso, também é importante moderar o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas, como batidas, quentão e refrigerantes. “Frituras, como os pastéis, e pratos feitos com alimentos embutidos, como o cachorro-quente, também devem ser consumidos com cautela. O ideal é fazer trocas saudáveis”, orienta em entrevista ao Alto Astral.

No entanto, não significa que você deva fazer uma cruz na boca e ignorar a festividade, dá para aproveitar as quermesses e manter uma alimentação equilibrada, basta fazer as escolhas certas. Abaixo, a especialista elencou cinco comidas típicas das festas juninas saudáveis para a sua dieta. Confira, a seguir:

  • Pipoca

    A pipoca quando é feita apropriadamente com pouco sal e gordura, ou até no microondas, é uma excelente opção por ser fonte de fibras e contribui para saúde intestinal e aumento da saciedade.
  • Espetinhos

    Entre os alimentos que combinam com a festa estão os espetinhos. Eles são ótimas fontes de proteína, especialmente os de carne e frango.
  • Lanches

    Prefira os sanduíches de pernil ou “carne louca”. De acordo com a nutricionista, essas opções valem como uma refeição completa.
  • Milho verde cozido

    Assim como a pipoca, é melhor ingeri-lo sem manteiga. O milho tem muitas fibras, fortalece a imunidade e pode fazer bem para o coração .
  • Pamonha

    Uma preparação que tem o apreço do brasileiro é a pamonha. Também por ser um derivado de milho, ele traz diversos benefícios, como a presença de vitaminas, minerais e fibras.