Alimentação & Saúde

Hambúrguer artesanal é mais saudável que o tradicional? Especialista responde

Especialista em nutrição expõe vantagens em optar por versão artesanal na hora de consumir um hambúrguer

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

Durante a pandemia, o número de hamburguerias cadastradas aumentou 104% no Brasil, enquanto as vendas cresceram 140%, entre 2020 e 2022. E a área continua em crescente. Um fato é: tem opção para todos os gostos em todos os cantos do país. No entanto, não é preciso ir em um estabelecimento especializado ou adquirir marcas famosas para comer um bom hambúrguer.

A professora do curso de Nutrição do CEUB (Centro Universitário de Brasília), Paloma Popov, expôs as vantagens do consumo de hambúrguer arsenal, o que denota a exclusão dos riscos associados aos produtos industrializados.

“Quando comparados aos hambúrgueres industrializados e carnes compactadas, os hambúrgueres artesanais se destacam pela sua simplicidade e pureza de ingredientes. Enquanto os industrializados podem conter uma variedade de carnes misturadas, como soja, amido e outros aditivos – os artesanais são tipicamente feitos apenas com carnes, com a adição ocasional de farináceos, como aveia, chia ou linhaça, para ligar os ingredientes. Isso permite aos consumidores um maior controle sobre a qualidade e origem dos ingredientes”, disse.

Mais vantagens do hambúrguer artesanal

“O que resulta na redução significativa de sódio. Além disso, enquanto alguns hambúrgueres industrializados podem conter corantes alimentícios, os artesanais geralmente não apresentam essa adição”, pontuou.

“Os produtos caseiros e artesanais geralmente possuem apenas proteínas, permitindo maior controle sobre o teor de lipídios”, comentou a professora.


“Os hambúrgueres artesanais tendem a ter menor teor calórico. Isso se deve ao fato de que os hambúrgueres industrializados geralmente contêm adições de conservantes e espessantes, o que aumenta o valor calórico e reduz o valor nutricional”, encerrou Paloma Popov.