Alimentação & Saúde

Pão com ovo é aliado ou vilão da dieta? Especialista esclarece dúvida

O recomendado é apostar em variedade alimentar, para que se tenha uma maior diversidade de nutrientes, aponta especialista

Hanna Carvalho
Repórter do EM OFF

É comum surgir, de tempos em tempos, a discussão sobre alguns alimentos, colocando-os como grandes aliados ou como vilões da alimentação saudável. A verdade é que nenhum alimento sozinho poderá salvar ou arruinar sua saúde, já um consumo desequilibrado e excessivo pode trazer bastante prejuízos. Por isso, o pão com ovo pode ser, sim, consumido na dieta, mas precisa ser nas quantidades adequadas, que variam de acordo com cada pessoa e cada objetivo.

O recomendado é apostar em variedade alimentar, para que se tenha uma maior diversidade de nutrientes. Isso torna mais fácil alcançar as recomendações nutricionais de macro e micronutrientes e ter prazer na alimentação, sendo mais fácil aderir à dieta ou reeducação alimentar. Isso elimina os riscos de uma monotonia alimentar e de carência nutricional. A nutricionista Cris Perroni, indica a seguir alguns alimentos que podem substituir tanto o ovo quanto o pão, para que você possa ter maior variedade alimentar.

Alimentos para substituir o ovo

O ovo é um alimentos bastante comum na casa do brasileiro, ele tem baixo custo e possui alta densidade nutricional, além de ser rápido de fácil de preparar. A gema do ovo é rica em vitaminas do grupo B (B1, B3, B12, ácido fólico e biotina), A, E e D, além de ser fonte de minerais como o potássio, o zinco, o magnésio, o selênio, o fósforo e o ferro; colina, luteína e zeaxantina. Já a clara é rica em proteínas.

No entanto, consumir ovo de forma excessiva pode levar ao aumento dos níveis de colesterol. Para evitar isso, o esse alimento pode ser substituído por coalhada seca, queijos (cottage, ricota, queijo minas, muçarela de búfala), pasta de atum ou frango, homus e pasta de tofu. Isso para situações como café da manhã e lanches. Já em refeições como almoço e jantar, a pessoa pode optar por peixes, frutos do mar, carne bovina, filé mignon suíno, frango, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja e ervilha).

Como substituir o pão na dieta?

Fonte de carboidratos, o pão costuma ser feito a partir da farinha de trigo com outros cereais. Para ser considerado um produto integral, esse alimento precisa, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ter uma quantidade de ingredientes integrais superior à de ingredientes refinados. É necessário que pelo menos 30% de todos os seus ingredientes sejam integrais. Os pães de fermentação natural são ainda melhores do ponto de vista nutricional.

Ao ir ao supermercado em busca desse produto, é importante tirar um tempinho para olhar os rótulos, o melhor produto é aquele que não contém farinha branca ou farinha de trigo enriquecida na sua composição. Ele, no entanto, pode conter itens como linhaça, quinoa, aveia, centeio, amaranto e frutas e nuts, como castanha, avelã, nozes. Para que se tenha outras opções de carboidratos, o pão pode ser substituído por tapioca, polvilho, milho; cuscuz de milho, batata doce e aipim.