Convicto

Saiba o motivo de Silvio Santos não aceitar dinheiro de igreja no SBT

Silvio Santos não aceita vender nenhum horário para igrejas

Cíntia Lima
Colunista do EM OFF

O Dono do Baú, Silvio Santos, é indiscutivelmente o maior comunicador do país e responsável pelo império chamado SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Ao longo dos anos, a emissora já passou e driblou as dificuldades sem nunca aceitar o dinheiro das igrejas. O motivo dessa recusa vem de Silvio Santos. 

Este recurso adotado por outras emissoras, como a Band, por exemplo, que diante das dificuldades financeiras voltou a recorrer ao missionário R. R. Soares, da Igreja Nacional da Graça de Deus, que após sete meses, volta a ocupar a grade de programação da emissora do Morumbi. Vale lembrar que a Rede TV e a Record TV também fazem uso desse dinheiro para fechar as contas no azul. 

O SBT não aceita de jeito nenhum o dinheiro que vem dessas igrejas. O jornalista Jeff Benício relembrou a entrevista que Silvio Santos deu à Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, em 2013. E esta coluna relembra que em 2010 a emissora da Anhanguera passou por uma de suas maiores crises e o declínio foi inevitável.

Silvio Santos, mostrou-se um dos maiores empresários do país, ao driblar a crise, não atrasar em um único dia os salários de seus funcionários e manter sua grade de programação sem abrir espaço para as igrejas. O motivo é muito claro para o Dono do Baú. 

“Judeu não deve alugar a televisão para os outros. Você não sabe que os judeus perderam tudo quando deixaram outras religiões entrarem em Israel? O judeu não pode deixar que na casa dele tenha outra religião. É por isso que não deixo nenhuma religião entrar no SBT, que é uma casa judaica”, disse.

Filho de imigrantes russos, Silvio Santos segue muitos preceitos do judaísmo. Ele também frequenta eventualmente cultos evangélicos para acompanhar a mulher e as filhas, membros da religião.

Nem a pandemia que afetou várias áreas, inclusive as emissoras, fez Silvio Santos mudar de ideia. Em 2021, o SBT foi a rede com maior lucro líquido, R$ 141 milhões.

O dinheiro que vem das igrejas, ajuda algumas emissoras com faturamento e equilibra o fechamento de suas contas. O espaço destinado à essas instituições têm como objetivo buscar novos adeptos e fiéis. As emissoras que fazem isso não estão cometendo nenhum erro, porém, é de se elogiar o fato de o SBT não depender desse dinheiro para equilibrar suas finanças. Sem contar que a grade de programação fica mais agradável ao telespectador.