Carnaval 2023!

Janja Silva será madrinha da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense

Primeira-dama aceitou o convite da agremiação durante encontro no Centro do Rio

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

A Primeira-dama do Brasil, Janja Silva, vai ser madrinha da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense. O convite foi feito, na manhã desta sexta-feira (03), durante um encontro com a direção e segmentos da agremiação, que virou alvo de deboches da influencer Antonia Fontenelle durante a posse do Presidente Lula, no dia 1º de Janeiro. Janja se mostrou empolgada em representar os baluartes da escola, mas ainda não sabe se os compromissos oficiais vão permitir sua presença na Marquês de Sapucaí:

“Tire minha comida, minha água, mas não tira meu Carnaval. Ainda não sabemos como ficarão os compromissos daqui pra frente, mas farei de tudo para estar na quadra, na Sapucaí e conhecer a Cidade do Samba”, afirmou a Primeira-dama, que conversou com os representantes da Imperatriz sobre o programa ‘Imperatriz Social’ voltado para moradores do entorno da agremiação, em especial ao Complexo do Alemão, conjunto de favelas onde fica localizada a quadra.

“A partir de agora, teremos mais proximidade para entender as demandas da instituição e auxiliar no fomento às atividades voltadas ao social e cultural. Retomaremos projetos para essas regiões periféricas e as escolas de samba são fundamentais nesse processo”, afirmou Janja durante a reunião, que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, região central do Rio.

André Bonatte, diretor de Carnaval da escola, agradeceu o convite e o reconhecimento do programa ‘Imperatriz Social’: “Estamos muito felizes por este encontro e pela possibilidade de falarmos um pouco do nosso povo, da nossa comunidade. Os projetos sociais da Imperatriz são financiados pela própria escola e ter o reconhecimento da Primeira-dama é extremamente gratificante”, declarou.

Críticas de Antonia Fontenelle

Antônia Fontenelle causou desconforto nas redes sociais ao criticar a Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense e a própria agremiação. Tudo aconteceu durante a posse de presidente Lula, no dia 1º de janeiro, quando ela falou mal da roupa da Primeira-dama, Janja, afirmando que o look dela era como as dos baluartes da escola de samba. No dia seguinte, a assessoria da Imperatriz divulgou uma nota sobre o assunto.

“Olha isso. Isso aqui é a Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense. Não entendo muito de moda, não, mas acho que não precisa. Isso aqui é a minha opinião, opinião de uma mulher básica. Por que Leopoldinense, Antônia, A Imperatriz Leopoldinense? Porque é uma escola apática, é uma escola que não fede nem cheira, entendeu? Nem é a Velha Guarda da Mangueira, nem Mocidade, nem Grande Rio. É a Imperatriz Leopoldinense. Diz que é uma estilista gaúcha. Só por Deus”, disparou a influencer.

Em nota oficial, a escola de samba criticou o comportamento de Antônio Fontenelle: “‘Pois vai entrar o samba. Com toda fidalguia. E como o samba é o rei desse país. Só pode entrar pelas mãos da Imperatriz’. A letra de Paulo Cesar Pinheiro e Mauro Oliveira sintetiza a representatividade e o gigantismo da Imperatriz Leopoldinense no maior espetáculo do planeta. Os ataques infundados de quem desconhece a história do Carnaval atingem não somente à nossa agremiação, mas, sobretudo, nossa comunidade, torcedores, componentes e, consequentemente, todo o mundo do samba”, começou o comunicado.

Em seguida, o texto continuou: “Exigimos respeito aos nossos 63 anos de história em benefício da arte e da cultura popular brasileira. Diante disso, a Imperatriz, fundadora da Liesa e oito vezes campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, encaminhou hoje um ofício à liga e à Riotur, solicitando que não seja credenciada aquela que desconhece e desrespeita publicamente as mais ancestrais e legítimas tradições da folia carioca, personificada pelos componentes de uma Velha Guarda. Após os ataques à primeira-dama do Brasil e à nossa Agremiação, convidamos publicamente a querida @janjalula para desfilar como madrinha de nossa galeria da Velha Guarda no Carnaval de 2023”, encerrou.

Janja Silva se reuniu com a diretoria da escola e aceitou o convite para ser madrinha da Velha Guarda (Fotos: Nelson Malfacini/Divulgação)