ExclusivoLívia Andrade e Marcos cobram que Justiça aja em processo contra mãe de Pétala

Casal entrou com uma ação pedindo que Eunice Barreiros seja impedida de falar dos dois; entenda o caso

Fábia Oliveira
Colunista do EM OFF

Esta coluna de apenas seis leitores já havia revelado há alguns meses, que a Justiça concedeu a tutela de urgência pleiteada por Marcos Araújo e Lívia Andrade contra a mãe de Pétala Barreiros, Eunice Maria Barreiros. Na ocasião, o juiz Claudio Salvetti D’Angelo deferiu o pedido nos exatos termos pedidos pelo casal, que consistia em: remoção de toda e qualquer postagem feita por ela que mencionasse, direta ou indiretamente, os dois, ou que viesse a criar algum tipo de dano. Além disso, Eunice não poderia mais efetuar novas publicações sobre Marcos e Lívia, sob pena de multa de R$ 10 mil por menção.

Pois bem. Acontece que foi determinada que essa decisão fosse distribuída a um dos Oficiais de Justiça a fim de que a mãe de Pétala Barreiros fosse citada, podendo tomar ciência da situação. No entanto, desde outubro até agora, Eunice não foi encontrada para que sua citação pudesse ser realizada.

Por conta disso, no dia 15 de dezembro do ano passado, Marcos Araújo e Lívia Andrade entraram com um pedido relacionado ao status atual dos autos. De acordo com os autos do processo, apesar do Oficial de Justiça ter considerado a citação de Eunice como frustrada, já que ela não estava no endereço no dia, inexistiriam dúvidas de que ela tem pleno e total conhecimento acerca da demanda e da decisão.

A mãe de Pétala, inclusive, teria publicado stories em seu Instagram onde menciona várias vezes os nomes de Lívia e Marcos. Segundo as informações, ela teria os difamado novamente, fazendo ainda pouco caso da Justiça, afirmando que, se tivesse dinheiro, pagaria a multa fixada e continuaria publicando as polêmicas mensagens.

Além disso, o marido de Eunice, Altemir Barreiros, foi intimado acerca dos termos da tutela deferida, tendo registrado sua assinatura no mandado, afirmando que contaria à sua parceira do ocorrido. Diante disso, segue-se, então, a ideia de que a mãe de Pétala realmente sabe da existência da ação. Por isso, Lívia e Marcos pediram ao juízo que considerem a citação feita como válida, ou seja, como se o processo estivesse regular.

Caso a Justiça não concorde com o pedido, o casal cobra que seja feita uma nova tentativa de citação de Eunice, preferencialmente pela via eletrônica.

Entenda o caso

O pedido contra Eunice se deu porque, segundo Marcos sustenta nos autos, a mãe de Pétala Barreiros e sua ex-sogra estaria ultrapassando as fronteiras da liberdade de expressão, buscando manchar a sua imagem e honra, vazando, inclusive, dados referentes a outras ações judiciais que correm em segredo de justiça.

Na época em ‘A Fazenda 14’, Pétala foi alvo de críticas de uma grande parcela dos telespectadores, principalmente daqueles que já sabiam de sua história turbulenta com Marcos e Lívia Andrade. Eunice Barreiros, diante dessa situação, teria começado a publicar stories em sua conta no Instagram para “defender a filha”. Ocorre que, de acordo com as alegações, enquanto supostamente protegia a peoa, Eunice aproveitava a situação para atacar o casal.

Ainda segundo os argumentos presentes nos autos do processo, em alguns vídeos feitos nos stories, Eunice Barreiros teria promovido ataques gratuitos contra Lívia Andrade, chamando também o ex-genro de “covarde”.  Ela mencionou, ainda, um processo criminal que teria por intuito apurar o suposto crime de estupro de vulnerável cometido por Marcos Araújo.

Nas alegações, o casal disse também que a postura da mãe de Pétala Barreiros não seria uma novidade, uma vez que a própria influenciadora e sua irmã, Yanka Barreiros, já teriam se dedicado à tarefa de tentar difamar Marcos e Lívia, atacando suas imagens e honras. Os supostos ataques de Eunice, assim como os de suas filhas, teriam dado início a campanha de linchamento virtual do casal. Em algumas horas, os dois passaram a receber milhares de ataques em suas redes sociais.

Nos autos do processo, Marcos Araújo afirma ser um empresário do ramo do entretenimento, razão pela qual sua renda depende muito de sua imagem junto ao corpo social. A “política de cancelamento” iniciada por Eunice, que se baseia, segundo ele, em mentiras e ofensas, acaba deixando a imagem de Marcos de forma extremamente negativa, o que impacta também em seu trabalho. O mesmo vale para Lívia Andrade, que acabou de iniciar um contrato com ‘Rede Globo’, estando em um momento de transição onde toda e qualquer exposição possui um grande impacto.

Diante de tudo isso, o casal pediu a tutela inibitória, afirmando ser muito simples identificar como ambos estão sendo atacados e tendo sua honra e imagem em risco. Além disso, o perigo de dano também seria enorme, visto que Eunice Barreiros já teria sinalizado não pretender mudar sua postura. A própria já teria, inclusive, se manifestado, afirmando que continuará fazendo as postagens difamatórias, até que chegue alguma intimação da Justiça a proibindo de se manifestar.

Em uma das postagens, a mãe de Pétala também teria chegado a afirmar que se tivesse dinheiro, pagaria a multa fixada pelo juízo para que pudesse continuar a publicar suas postagens sem qualquer impedimento ou “censura”. Afirmação essa que, segundo a ação, serve para comprovar que ela possui conhecido do processo em questão e da decisão que consta nos autos.