devoção

Ex-BBB Ariadna Arantes celebra 21 anos de sua iniciação no Candomblé

A maquiadora foi iniciada para o orixá Oxumarê no Ile Ogun Narue, em Duque de Caxias, no Rio, em 2002

Gabriel Sorrentino
Colunista do EM OFF

Em algumas religiosidades de matrizes africanas, o aniversário de feitura — ritual de iniciação no qual o iaô se recolhe em um quarto de santo e renasce para o orixá — é chamado de odun. Ao longo da vida de terreiro, os filhos de orixá precisam voltar algumas vezes ao roncó, cômodo sagrado, para uma reafirmação de seu compromisso com a fé. Portanto, três, sete, 14 e 21 anos após a feitura, é obrigação do candomblecista iniciado passar por novos rituais. Agora, portanto, chegou a vez de Ariadna Arantes, da 11ª edição do Big Brother Brasil, celebrar um odun.

Ariadna Arantes
(Foto: Reprodução/Internet)

Nesta semana, a ex-BBB publicou um carrossel de fotos em seu Instagram tiradas no Ile Ogun Narue, terreiro de Candomblé em Duque de Caxias, no Rio, onde foi iniciada. Nas imagens, a maquiadora posa ao lado do babalorixá Luiz D’Yemonjá, que fundou o ilê em abril de 1982. “Há quase exatamente 21 anos, neste solo sagrado, aos pés da árvore sagrada que é o Orixá Iroko, fui iniciada para o Orixá Oxumarê pelo meu [babalorixá Luiz d’Iyemonjá]. Os dias de resguardo pós-obrigação encerraram-se em um dia tranquilo, com um vento leve, agradável e refrescante. Estava com minhas simples vestes brancas, sem goma, descalça, sentindo o cheiro da terra molhada pela chuva e a fragrância das árvores“, escreveu.

Ariadna Arantes
(Foto: Reprodução/Internet)

Fé de Ariadna Arantes

Em seguida, a ex-BBB continuou expressar seus sentimentos: “Revivemos momentos do passado, que permanecerão no presente rumo ao futuro. Sinto-me muito abençoada… Estar novamente na casa onde nasci é como voltar ao útero, aos seios, aos braços de minha mãe Iyemonjá. Esta publicação não é sobre ego nem de sentimentos pequenos; trata-se de grandeza, valores, espiritualidade, fé, amor e gratidão. Foi neste mesmo lugar que aprendi, no final da adolescência, a dar meus primeiros passos na vida adulta: lavar, limpar, cozinhar e ter educação, pois meu pai Luizinho me proporcionou muita educação nos 3 meses de ikele que passei dentro do Ilê Orixá

Ariadna Arantes
(Foto: Reprodução/Internet)

Homenagem

Depois, Ariadna estendeu as palavras emocionadas ao pai de santo do terreiro. “Viva a religiosidade, viva a fé, viva os nossos ancestrais, viva os Orixás, viva o amor, o bem, a gratidão, a esperança… Que Meu Pai Oxumarê e minha mãe Oxum abençoem a todos. Aliás, e ao meu pai Comendador Luiz Menezes Ktzenstein, que, com seus 75 anos de idade, se dedica ao Orixá além do que o corpo físico permite, com o espírito jovem que sempre teve, por amor e dedicação, Eu agradeço, reverencio e dedico meus sinceros votos de uma vida com muito amor, paz e saúde. Estarei aqui com o senhor para todos os momentos. Te amo, meu pai. Sua bênção“.

Ariadna Arantes
(Foto: Reprodução/Internet)

Cantando para Ogum

Então, após publicar o carrossel de fotos com inúmeros registros feitos no Ile Ogun Narue, Ariadna divulgou um vídeo também feito dentro do terreiro. Nas imagens, a filha de santo aparece aos pés de assentamentos de Ogum, orixá da casa, cantando em louvor à divindade junto ao pai de santo. No fim do vídeo, o babalorixá Luiz d’Iyemonjá ainda manda um recado para os seguidores da ex-BBB.

Ariadna Arantes
(Foto: Reprodução/Internet)

Enquanto isso, nos comentários, fãs se emocionaram: “Ari, fico tão feliz de ver você dedicada a disciplina na sua religião, na sua fé, porque lhe acompanho desde o BBB e sempre lhe achei forte e corajosa. Independente da fama, do sucesso, sua missão é muito maior, seja ela artística, política ou espiritual. Que os orixás lhe apontem o caminho pelo qual você irá contribuir e tocar o coração e a vida das pessoas“, escreveu um admirador.