ExclusivoPastor André Valadão rebate Mc Trans e fala sobre liberdade de expressão

Segundo o cantor gospel, em nenhum momento ele insinuou que membros da comunidade LGBTQIA+ devam ser alvos de violência

Gabriel Sorrentino
Colunista do EM OFF

Após Mc Trans rasgar o verbo e detonar o pastor André Valadão, a equipe do cantor gospel se pronunciou. Em nota enviada à coluna Gabriel Sorrentino – EM OFF, o líder da Igreja Batista da Lagoinha rebateu as falas da funkeira. Segundo o comunicado, “em momento algum, o pastor André Valadão insinuou que os membros da comunidade LGBTQIA+ devam ser alvos de violência por parte dos fiéis. Seu sermão foi exclusivamente dirigido aos seguidores, inserido em contexto estritamente religioso, sem qualquer intenção de incitar qualquer ato criminoso“. Além disso, segundo a defesa do líder religioso, “a Igreja da Lagoinha acolhe todos com amor e respeito. Incluindo LGBTQIA+, presidiários e pessoas marginalizadas, sempre considerando e respeitando suas histórias individuais“.

Em seguida, a nota resgata uma fala de Mc Trans em entrevista a esta coluna. “A afirmação de que o religioso tem ‘síndrome de Deus’ ou que ele é ‘uma pessoa que brinca com nome de Deus’ não apenas subestima a profundidade da fé como perde de vista a verdadeira natureza de sua devoção, enraizada em valores profundos e na busca sincera por Deus”. Depois, a equipe volta a falar sobre as acusações de que André Valadão teria incitado ódio a pessoas LGBTQIAPN+: “A liberdade de expressão durante cultos religiosos é um direito legítimo, que abrange a pregação sobre temas sensíveis à sociedade, independentemente de serem favoráveis ou contrários a determinadas questões“.

Liberdade religiosa

Para garantir que os sermões do pastor sejam entendidos em seu real contexto, é necessário evitar interpretações deturpadas, respeitando o princípio da liberdade religiosa e assegurando a importância do acolhimento e respeito a todos os seres humanos. Independentemente de suas características ou crenças“, conclui, portanto, o comunicado de André Valadão.

Falas polêmicas de André Valadão

Recentemente, André Valadão privou seu perfil oficial no Instagram. Por isso, o pastor, que na rede social possui mais de 5,7 milhões de seguidores, chegou a publicar um vídeo para explicar o motivo da mudança nas configurações de privacidade do aplicativo. “Tem gente curiosa demais, muita gente enxerida demais, aí fechei um pouquinho a conta. Fica aqui quem está comigo, quem quer me seguir, mesmo. Ver meus conteúdos aqui, todo dia“, disse o irmão de Ana Paula Valadão após ser questionado por um seguidor na plataforma de Marck Zuckerberg.

Frequentemente envolvido em polêmicas, o evangélico é protagonista de vídeos que circulam na internet onde incita ódio a pessoas LGBTQIAP+. Aliás, em um deles, André Valadão chega sugerir que fieis matem membros dessa comunidade. Mc Trans, que é praticante de Candomblé, diz que André Valadão ‘tem síndrome de Deus’. “Uma pessoa que brinca com nome de Deus, que ataca pessoas que não estão fazendo nada pra ele, é uma pessoa ruim, que realmente nasceu pra ser vilão. E o pior de tudo, é um lobo na pele de cordeiro. Falso profeta. O 666. Para mim, ele é Lúcifer disfarçado“, dispara Mc Trans.

Este colunista reforça que liberdade de expressão não implica no direito em proferir discurso de ódio.