Carta aberta!

Ex-BBB expõe ‘deficiências’ causadas por conta da dieta vegana e faz desabafo

"Gases descontrolados e diarreia sem motivo", relatou a influenciadora nas redes sociais

Lucas Cardoso
Repórter do EM OFF

Hana Khalil, ex-participante da 19ª temporada do Big Brother Brasil, publicou uma carta aberta nesta sexta-feira (05), comunicando que não é mais vegana. A decisão foi tomada após a influenciadora identificar que a alimentação vegana estava causando prejuízos à saúde, como fortes intolerâncias e deficiências de vitaminas e ferro.

“Não sou mais vegana. […] Depois de 9 anos não consegui mais lidar e administrar a minha intolerância intestinal às leguminosas e a minha deficiência de vitamina B12 e ferro. Pra quem não sabe, as leguminosas são a fonte principal de proteína da alimentação vegetariana estrita. Eu genuinamente amo vegetais. Gosto de um prato enorme de arroz com feijão, lentilhas”, iniciou ela.

“Meu paladar era feliz mas meu organismo não respondia positivamente. Teria sido fascinante se em todas as refeições que eu fizesse, em torno de 15 minutos minha barriga não estufasse, doesse e desencadeasse o que tive vergonha de dividir durante todos esses anos: gases descontrolados e diarreia sem motivo algum“, declarou a ex-BBB.

Hana Khalil explicou que mesmo com o auxílio dos melhores nutricionistas não conseguia resolver o problema da intolerância. “Ainda que eu seguisse fielmente, não tomasse nenhuma bebida gaseificada, nada que pudesse alterar minha digestão, eu não conseguia bater nem metade da minha porção recomendada de leguminosas por refeição sem desconforto”, explicou ela.

“Foi muito bem pensada a decisão de abrir mais possibilidades de proteínas pra que eu pudesse retirar as leguminosas do meu plano alimentar diário. O que a lactose faz em algumas pessoas, em mim eram as leguminosas. Não quero estimular ninguém a deixar o veganismo, mas pra mim, viver em desconforto não estava sendo saudável”, concluiu ela.