Saiba mais

Funcionários LGBT+ da Globo se unem após atriz ser hostilizada na emissora

Lorena Sampaio, atriz trans que foi hostilizada dentro da Globo, revelou que recebeu apoio de colegas LGBT+

Karen Bandeira
Repórter do EM OFF

A atriz transexual Lorena Sampaio, que faz, atualmente, figuração para a novela “Renascer” da Globo, revelou ao portal “LeoDias” que em meio à situação problemática que vivenciou dentro da emissora, conseguiu o apoio de outras funcionárias trans. Após ter sido hostilizada no intervalo das gravações da trama das 21h do canal carioca, a artista contou que levou o caso até colaboradores LGBT+ e foi lá que recebeu forças para denunciar a situação à direção.

As amigas transexuais de Lorena deram força para que ela falasse sobre o caso de preconceito vivido com a direção e com o compliance da Globo. Acontece que a atriz não obteve retorno de nenhuma das partes e sequer da agência que a contratou para o trabalho. Cabe aqui ressaltar que Lorena faz figuração para o canal carioca desde 2017 e, recentemente, participou do especial “Falas da Diversidade” que irá ao ar na Globo no próximo dia 21 de junho.

A emissora se pronunciou sobre o assunto e afirmou que o caso não chegou aos setores responsáveis. “Esse relato não chegou ao nosso conhecimento, mas vamos apurá-lo. Como você sabe a Globo tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores e igualmente por todas as empresas parceiras, no qual não é tolerada qualquer forma de preconceito. Da mesma forma, tem uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação, que são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas”, dizia comunicado da assessoria da TV para o portal “LeoDias”.

Entenda o caso

Lorena Sampaio sofreu um grave episódio de preconceito ao tentar utilizar o banheiro feminino no intervalo das gravações de “Renascer”. Na ocasião, a atriz foi questionada sobre suas características físicas e chegou a ouvir que não “parecia ser uma mulher” para estar naquele local. “Foi muito grave o que aconteceu, fui tachada de homem, pediram para eu ir para o [banheiro] masculino, me disseram que eu não tinha peito e nem cabelo de mulher. Eu nunca vivi isso na Globo em 8 anos”, desabafou a artista, que está em fase de tratamento de transição de gênero.