sem semelhança

Ludmilla vence processo contra acusação de plágio de Dj Marlboro

Após a produtora de Dj Marlboro acusar Ludmilla de plágio, o juíz entendeu que as obras escritas não tinham qualquer relação uma com a outra

Renzo Sagratzki
Repórter do EM OFF

Ludmilla voltou vitoriosa de uma ação judicial movida pela produtora do DJ Marlboro contra ela, acusando-a de plágio. A empresa alegou que “Vem Amor, Bate e Não Para”, de cantora, seria uma cópia de “Essa é Minha Tara”, canção de DJ Marlboro, MC Amandinha & Bonde dos Primos. Porém em relação ao plágio seria necessário a relação da obra escrita e não se levaria em consideração o ritmo ou melodia da canção, foi deste modo que o juíz prosseguiu.

Na sentença, o juiz destacou um “festival de vulgaridades presentes nas letras em questão”, mas descartou o plágio. Segundo a análise do juiz, divulgada pelo Splash, do UOL, enquanto a música de Ludmilla retrata um eu lírico com saudades, a composição da autora não descreve qualquer história de fundo.

A decisão judicial também nega que as partes tenham sofrido qualquer prejuízo, já que se trata de uma música antiga de Dj Marlboro, ao qual em verdade poderia até mesmo ganhar repercussão caso as músicas se relacionasssem “Continua sendo encontrada para execução nas mais variadas plataformas, não há que se falar em qualquer prejuízo à autora, seja ele de ordem moral ou material.”

“Ressalte-se que não se está discutindo aqui a melodia das músicas (se é que existem), mas apenas e tão somente a obra escrita, que, como dito, não se assemelham de forma cabal para se afirmar textualmente que houve plágio no caso dos autos” definiu o juíz. Até o momento, nem Ludmilla e DJ Marlboro se pronunciaram sobre a decisão.