REENCONTRO

Lula volta ao Jornal Nacional após 16 anos e episódio de treta com Bonner

Candidato a presidência nas Eleições 2022 vai encontrar o âncora a quem fez duras críticas

Felipe Reis
Repórter do EM OFF

Nesta quinta-feira (25), o Jornal Nacional recebe o ex-presidente Lula (PT) para sabatina dos candidatos das Eleições 2022. Vale ressaltar que o candidato volta a bancada do JN após 16 anos e diversos episódios emblemáticos envolvendo a Globo e até o âncora William Bonner. A entrevista acontece a partir das 20h30, mas antes reunimos as polêmicas do ex-presidente com o telejornal.

O relacionamento de Lula com principal telejornal do país se iniciou de forma tranquila. Lá em 2002, quando foi eleito pela primeira vez, o então presidente escolheu o telejornal de William Bonner para conceder sua primeira grande entrevista. O tom foi ameno e Lula chegou a prometer revelar informações em primeira mão na TV Globo.

Com o passar dos anos, a relação de Lula com a emissora carioca e o próprio Jornal Nacional foi se estremecendo. Em 2006 chegou a participar mais uma vez do telejornal, mas naquela ocasião, a entrevista foi realizada no Palácio da Alvorada, em Brasília. O clima de tensão aumentou fortemente durante a operação Lava Jato, em 2014.

Na época em que a operação foi deflagrada, o Jornal Nacional fez da situação sua principal pauta. Lula e seus aliados estampavam o programa quase que diariamente. Em 2017, o candidato chegou a se ofender pessoalmente com William Bonner. “Eu não vou morrer enquanto não me pedirem desculpas. Eu quero ouvir o William Bonner pedindo desculpas na Globo”, confessou à Folha de S.Paulo na ocasião.

Os anos se passaram, mas parece que Lula não desistiu do tal pedido de desculpas. Ainda em 2022 o candidato a presidência chegou a tuitar sobre o assunto novamente. Na noite desta quinta-feira, o esperado encontro presencial entre Lula e William Bonner vai enfim acontecer. Fica a expectativa se este pedido de desculpas entrará no discurso do presidenciável ou se ficará apenas na história.

Leia também: