A voz da experiência

Neymar e Biancardi desabafam sobre propagação de ódio nas redes após o caso Jéssica

Após morte de Jéssica Vitória por conta de fakenews, Neymar e Bruna Biancardi usam a voz da experiência para desabafar sobre o ódio nas redes

Renzo Sagratzki
Repórter do EM OFF

Após mensagens falsas entre Jéssica Vitória e Whindersson Nunes terem se espalhado nas redes, desembocando em sua morte nesta sexta-feira (22), internautas, celebridades e jornalistas passaram a criticar incessantemente o ódio gratuito gerado por conta de perfis de fofoca no geral, onde a notícia não se propõe a ter qualquer valor de verdade ou muito menos ter alguma ética para com os sujeitos inseridos na fofoca.

Não é a primeira vez que o ódio da internet leva alguém a esse extremo da vida. Dentre os pronunciamentos que não pararam de surgir, estão figurados Neymar e Bruna Biancardi, que escreveram, com propriedade, algumas considerações a respeito do modo como se usa a internet e se faz fofoca atualmente. Se falou sobre o ódio, sobre problemas mentais e sobre a própria experiência.

Não é surpresa pra ninguém que Biancardi já passou por inúmeras crises por conta de insultos, piadas e outra par de coisas que dizem respeito ao seu nome desde que começou a namorar Neymar e ganhar grande notoriedade no tecido social brasileiro. Dentre estes estão sua eterna comparação com Bruna Marquezine, piadas com seu corpo, lamentações e sentimento de pena pelas traições de seu ex-namorado que se transformou na internet como uma mera burrice, até mesmo a acrescentando certa culpa por isso.

Universalizando todo este passado, Bruna escreve, pela pena da própria experiência: “Até quando a internet vai acabar com a saúde mental das pessoas? E não adianta culpar somente os perfis de fofoca… Você que fica aí destilando ódio, fazendo comentários a respeito da vida do outro, instigando hate, fazendo piadinha… Você também é culpada(o)! Você não sabe pelo o que o outro está passando! Pare de usar a internet como meio de disseminar as suas próprias frustrações na vida alheia”.

Neymar, por sua vez, desabafa: “Aos haters, vocês que propagam o ódio, os que sabem de tudo, os donos da verdade, os santinhos que nunca erram, Parabéns, fizeram mais uma vítima. O discurso na internet de respeitar o próximo, não existe. Ódio real de todas essas pessoas que se escondem atrás de perfil de internet para falar mal de outra pessoa, querer ser o primeiro a dar notícia, pode acabar com a vida de alguém. Não é todo mundo que tem o mental forte”.