Confira

Unipampa se manifesta a respeito de polêmica de Matteus Amaral e sistema de cotas

A Universidade Federal do Pampa se pronunciou e explicou situação do estudante e ex-BBB

Karen Bandeira
Repórter do EM OFF

Desde a última quinta-feira (13), que não se fala em outra coisa nas redes sociais. O ex-BBB Matteus Amaral virou o grande assunto do momento ao descobrirem que ele utilizou cota racial para ingressar à universidade em 2014. Até essa sexta-feira (14), apesar das evidências, tudo não passava de especulação até a universidade e o próprio Matteus se pronunciarem a respeito do assunto e confirmarem o ocorrido.

O ex-BBB, porém, afirmou que teria sido uma terceira pessoa a fazer sua inscrição e cometer esse erro na hora de escolher o tipo de vaga, e tudo teria acontecido sem o seu consentimento. Foi o que disse o jovem do Alegrete por meio de uma nota em seu perfil do Instagram. O assunto, entretanto, não morreu ali. Pouco tempo depois do pronunciamento do namorado de Isabelle Nogueira, a Unipampa emitiu uma nota explicando a situação do jovem.

De acordo com o comunicado da universidade, em 2014, Matteus ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola, oferecido pelo IFFar (Instituto Federal Farroupilha) e Unipampa (Universidade Federal do Pampa), em parceria. Nessa ocasião, o estudante utilizou o sistema de cotas raciais para conseguir o ingresso. Porém, a Unipampa também afirmou que, em 2022, a história foi diferente.

Em 2022 o discente ingressou na Universidade Federal do Pampa via Chamada por Notas do Ensino Médio, o qual é um processo seletivo que utiliza as médias das notas de Língua Portuguesa e Matemática dos três anos do Ensino Médio para fazer a classificação dos candidatos. Esse processo seletivo é ofertado com vagas remanescentes de outros processos principais (como o Sisu), desta forma o ingresso do discente ocorreu via ampla concorrência”, dizia a nota da Universidade Federal do Pampa.

Cabe explicar que o curso no qual Matteus Amaral ingressou em 2014 foi trancado pelo jovem, para que ele pudesse cuidar de sua avó. Além disso, de acordo com o próprio IFFar, o curso de Engenharia Agrícola foi extinto na instituição, conforme Resolução Consup nº 63, de 29 de dezembro de 2021. E o ex-BBB não é mais estudante do IFFar, ele agora faz parte somente da Unipampa – universidade na qual ingressou em 2022.

(Reprodução/Internet)