FUTURO

Globo repete artimanha de ‘Pantanal’ em ‘Renascer’ para reduzir custos

Emissora vai mudar núcleos e deslocar personagens para economizar e agilizar gravações

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

Antes mesmo de estrear, o remake de “Renascer” virou motivo de piadas nas redes sociais e foi chamada de “Pantanal 2”, devido às semelhanças com a novela que a Globo exibiu em 2022. Além de ambas serem do mesmo autor, Benedito Ruy Barbosa, o elenco escalado também possui vários nomes em comuns. Além disso, a forma da Globo lidar com as gravações também é parecido.

Enquanto boa parte das cenas de “Pantanal” foram gravadas no Mato Grosso do Sul, “Renascer” tem locações em Ihéus, na Bahia. E assim como ocorreu na história de José Leôncio, personagens da atual novela das 21h terão seus núcleos deslocados para próximo de José Inocêncio. Assim, personagens mais urbanos vão dar o ar da graça na fazenda do coronel do cacau.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, a sinopse oficial de “Renascer” vai seguir à risca outros trabalhos do autor e centralizar todos os personagens num único ponto. Nesse caso, a fazenda de José Inocêncio. Com isso, personagens de núcleos urbanos como Eliana e Teca serão redirecionados. Desse modo, a Globo reduz custos com deslocamentos de atores e ganha agilidade nas gravações.

Mudanças

Essa não é a primeira mudança feita em “Renascer”. A TV Globo quer que a novela volte a ganhar relevância, assim como foi a primeira fase da trama, extremamente elogiada. Por isso, a emissora está fazendo ajustes estratégicas na edição com o objetivo de aumentar a audiência, segundo noticiou o Notícias da TV nesta quinta-feira (28).

Para isso, a TV Globo está antecipando algumas cenas do folhetim. Com isso, o remake acelerou discretamente o ritmo e criou chamadas de encerramento impactantes. Uma das cenas, foi a primeira vez de Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva), que, segundo roteiro, deveria ser exibida na última sexta (22), mas o casal já incendiou a TV no capítulo de quarta (20).

Leia mais: