URGENTE

Homem passa mal e convulsiona em restaurante de luxo em Teresina

Clientes tentaram prestar socorro por conta da demora da chegada de uma equipe

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Um cliente do restaurante Santa Grelha, localizado no Shopping Rio Poty, em Teresina, passou mal durante na tarde desta quinta-feira, 04, e foi socorrido pelos próprios clientes do estabelecimento. Clientes que estavam presentes no momento afirmam que acionaram o socorro, mas devido à demora e ao desespero de todos, os próprios frequentadores do estabelecimento tentaram socorrê-lo. A equipe de bombeiros do próprio Shopping chegou para tentar reanimá-lo.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi acionada pelos clientes do estabelecimento, prestou socorro ao homem e conseguiu socorrê-lo à tempo. Os socorristas relataram que o homem engasgou com um pedaço de carne, que acabou obstruindo sua respiração e fez que com ele passasse mal. A assistência prestada pelos demais clientes e pelos bombeiros do próprio shopping foram essenciais para que o homem conseguisse resistir até a chegada da equipe do SAMU.

ENGASGO PODE MATAR

Apesar de ser uma situação comum, o engasgo pode ser muito perigoso e até mesmo levar à morte. Se a situação for severa e se a pessoa, em pânico, não for socorrida à tempo pode sofrer graves consequências e, por falta de oxigênio, sofrer uma parada respiratória, desmaiar ou, em casos mais extremos, morrer. Em casos menos dramáticos o fato pode deixar sequelas até mesmo físicas, dependendo da gravidade e do tempo que levou até a pessoa ser socorrida.

O termo técnico para o engasgo é obstrução das vias aéreas por corpo estranho, ou a sigla OVACE. O engasgo pode acontecer com os mais diversos tipos de alimentos, sejam eles moles ou mais consistentes. As causas do engasgo podem ser os hábitos errados, aspiração ou engolimento acidental, mas também podem ser resultado de problemas gastrointestinais, respiratórios ou até mesmo neurológicos.

A maioria dos casos de engasgos cessam espontaneamente em segundos, mas quando isso não ocorrer, a assistência tem que ser feita da forma mais rápida possível e o socorro deve ser acionado com urgência. Uma das formas de socorro comum para casos de engasgo é a manobra de Heimlich, que consiste em abraçar a vítima pelas costas, aplicando, com as mãos fechadas, uma pressão contrária na região abdominal, de forma enérgica, súbita e repetida, para expulsar o que está preso à garganta da pessoas engasgada.