RECUPERADOS

Polícias do Piauí e do Rio Grande do Norte recuperam 48 celulares roubados em Teresina

Protocolo de recuperação de celulares implantado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí já recuperou e devolveu mais de 6 mil aparelhos

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Uma ação da Polícia Civil do Piauí, por meio do Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARRF), e que contou com o apoio Núcleo de Investigação Qualificada da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, recuperou ao todo 48 aparelhos celulares que haviam sido roubados em Teresina, em agosto de 2023. A recuperação aconteceu nesta quarta e quinta, 03 e 04, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e em mais sete cidades do estado.

A delegada-titular do NARRF, Adília Klein, informou que todo os celulares recuperados serão restituídos aos seus verdadeiros donos em breve e que alguns deles já começaram a ser intimados para que haja a restituição. A Polícia Civil do Piauí desenvolve um trabalho que é destaque em todo o Brasil no rastreio e devolução de celulares roubados, o que tem reduzido consideravelmente o roubo de celulares no Estado, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI).

Segundo dados do Governo do Estado do Piauí mais de 6 mil aparelhos celulares já foram devolvidos aos seus donos desde que o protocolo de recuperação de celulares foi criado e implantado pela SSP-PI. Além disso, por conta da repressão ao comércio ilegal o número de furtos e roubos de celulares no primeiro semestre de 2024 caiu 44% em relação ao mesmo período de 2023. E como mostrou essa última ação, a recuperação não se limita ao território piauiense, pois celulares roubados em território piauiense já foram recuperados em nove estados diferentes.

Outra ação de destaque são as diversas fases da Operação Interditados, que já teve 24 fases e que busca combater o comércio ilegal de aparelhos roubados e furtados. O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou que 18 estados da Federação já vieram ao Piauí conhecer o projeto de combate ao roubo e furto de celulares idealizado e implantado pela Secretaria de Segurança Pública. “Nosso projeto é pioneiro e ganhou repercussão nacional pela sua eficácia, tanto na apreensão de celulares, quanto na redução da criminalidade”, pontuou.