Após ataques

Jair Bolsonaro é internado em hospital dos Estados Unidos

O ex-presidente foi internado no AdventHealth Celebration após sentir fortes dores abdominais

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fugiu do Brasil poucas horas antes de passar a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi internado na tarde desta segunda-feira em um hospital de Orlando, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo. Neste domingo, deputados norte-americanos pediram expulsão de Bolsonaro do país. A hospitalização ocorre apenas um dia após os ataques antidemocráticos ao Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto.

O ex-presidente foi internado no AdventHealth Celebration após sentir fortes dores abdominais. “Jair Bolsonaro acaba de ser internado no AdventHealth Celebration, um hospital com 220 leitos nas imediações de Orlando, na Flórida. Ele alega estar com fortes dores abdominais”, escreveu Lauro Jardim em sua coluna. Em novembro do ano passado, ele deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, com os mesmos sintomas.

Ontem, após os atentados terroristas realizados em Brasília por apoiadores do ex-presidente, os deputados norte-americanos Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, filiados ao Partido Democrata de Joe Biden, pediram em publicações no Twitter que Bolsonaro deixe os Estados Unidos. Eles citaram os ataques à democracia e a destruição dos prédios públicos de Brasília em suas falas.

“Quase 2 anos depois que o Capitólio dos EUA foi atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentando fazer o mesmo no Brasil. Devemos ser solidários com @LulaOficial governo democraticamente eleito. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, escreveu Alexandria. “Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde se esconde da responsabilidade por seus crimes”, ressaltou Castro.

Bolsonaro saiu do Brasil no último dia 30 de dezembro, antes do fim de seu mandato. Foi a primeira vez na história democrática brasileira que um presidente deixou o território nacional sem encerrar o seu mandato. Assim, Bolsonaro rompeu uma tradição democrática, decidiu não passar a faixa para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se instalou na região de Orlando. Lá, foi hospedado na mansão do ex-lutador de MMA José Aldo.

Ontem, o presidente Lula afirmou, durante visita à cidade de Araraquara, no interior paulista, que Bolsonaro também é responsável pelos atos de vandalismo que se espalharam por Brasília. “Isso também é da responsabilidade dele, dos partidos que sustentam ele e tudo isso vai ser apurado com muita força e muita rapidez. É preciso que essa gente seja punida de forma exemplar, que ninguém nunca mais ouse com a bandeira nacional nas costas ou camiseta da seleção se fingirem de nacionalistas, se fingirem de brasileiros e façam o que eles fizeram hoje”, declarou.

[Atualização] Na tarde desta segunda-feira, Michelle Bolsonaro atualizou o quadro de saúde do ex-presidente. “Venho informar que meu marido Jair Bolsonaro se encontra em observação no hospital, em razão de um desconforto abdominal”, disse. Ela finalizou a fala falando que está orando. “Estamos em oração pela saúde dele e pelo Brasil”, encerrou.