PREOCUPAÇÃO

Após ataque hacker, Record TV perde acesso ao Ibope e fala em chantagem

Em meio ao clima de tensão nos bastidores da emissora paulista, os executivos já não têm dúvidas sobre os próximos passos

Bruno Pinto
Repórter do EM OFF

A Record TV está passando por um dos piores momentos de sua história. Por conta de um ataque hacker, iniciado na manhã deste sábado (08), a transmissão da emissora foi afetada e tem causado preocupação e muitas dores de cabeça nos bastidores. Por conta disso, os executivos do canal de Edir Macedo entraram numa verdadeira corrida contra o tempo na tentativa de reverter a situação, que tem tudo para ter um desfecho somente após o pagamento de um “resgate”.

Em meio ao desespero em decorrência da perda de praticamente todos os seus arquivos, o que inclui quadros de programas, reportagens gravadas para telejornais e até mesmo materiais antigos do canal, a direção da Record acabou se deparando com mais um problema: a audiência. Isso porque, além de ficar sem acesso ao acervo, a emissora paulista não consegue mais acompanhar os números do Ibope, deixando o clima, que já era tenso, ainda mais caótico.

Desde o final de semana, todos os aparelhos celulares utilizados pelos funcionários responsáveis pelo acompanhamento da audiência estão impossibilitados de iniciarem o aplicativo que gera, minuto a minuto, os números registrados pela emissora. Para piorar ainda mais a situação, além dos números em tempo real, editores e diretores sequer têm acesso aos resultados consolidados divulgados pela Kantar Media. Sendo assim, o único método encontrado até o momento para acompanhar o desempenho da emissora na audiência é acessando diretamente o site da Kantar, com senhas divulgadas apenas para empregados com cargos de confiança.

Por causa da gravidade do caso e da dificuldade para a resolução da história que ainda está longe de ganhar um ponto final, a Record TV já trabalha com a possibilidade de ser chantageada. Isso porque, segundo informações divulgadas pelo jornalista Ricardo Feltrin, do portal UOL, os executivos da emissora têm a certeza de que, em breve, os responsáveis pela invasão ao sistema do canal entrarão em contato para pedir dinheiro em troca do acesso roubado no último sábado.

Completamente desesperados com o problema que afeta a transmissão de sua programação, a Record TV está lutando e fazendo tudo o que pode para conseguir colocar as atrações no ar. Sem poder usar todo o material gravado e pronto para ser exibido, a direção da emissora chegou a exibir a série “Todo Mundo Odeia o Chris” durante a falha técnica que impediu a transmissão do telejornal “Fala Brasil” no final de semana. A programação só foi retomada horas depois, por volta do meio-dia.

Um outro programa muito prejudicado pelo ataque hacker foi o “Hora do Faro“. A edição transmitida neste domingo (09), só conseguiu ser colocada no ar após a produção do programa correr até uma produtora para finalizar a entrevista feita com Rosiane Pinheiro, eliminada de “A Fazenda”. Embora tenha sido transmitido com horas de atraso, o quadro foi exibido conforme planejado, ao contrário do “Vai dar Namoro”, que precisou ser reprisado.

LEIA TAMBÉM: