ERRO

Câmera do Jornal Nacional “se descontrola” ao vivo na Globo

No final do Jornal Nacional desta quinta (28), a produção do telejornal acabou errando e a Ana Paula Araújo pagou um mico sozinha. Assista;

Matheus Nunes
Repórter

Nesta quinta-feira (28), alguém apertou o botão errado no switcher do principal telejornal da TV Globo, o Jornal Nacional, e a apresentadora Ana Paula Araújo acabou pagando um mico sozinha no final do jornalístico. Após dizer boa noite para o público com William Bonner, a câmera mostrou a redação e voltou em ângulo fechado para Ana Paula. A jornalista, que estava substituindo Renata Vasconcelos, se assustou e apareceu com o olho esbugalhado para os telespectadores.

Após o fim da última reportagem, Ana Paula Araújo se despediu do público do Jornal Nacional: ”O Jornal da Globo é depois de Lady Night. Uma boa noite para você”. Logo após, foi a vez do apresentador e editor-chefe, William Bonner: ”Boa noite e até amanhã”, finalizou. Neste momento, cumprindo a tradição, a câmera ‘grua’ foi em direção a redação, alguém apertou o botão errado e voltou para apresentadora que acabou se assustando ao perceber que estava na frente das ‘letrinhas’. A reação espontânea dela ficou visível para quem assistia. Assista!

Não é a primeira vez e nem será a última que terá um ‘errinho’ nos telejornais das emissoras brasileiras. Recentemente, William Bonner interrompeu o Jornal Nacional para pedir desculpas após um erro de apuração em relação a invasão da Rússia a Ucrânia. O apresentador leu uma errata da emissora sobre uma notícia que deixou o mundo perplexo em que um suposto tanque russo esmagou um carro de passeio que circulava em sentido contrário em meio a situação caótica no continente europeu.

O titular do principal tejornal da TV Brasileira admitiu para o público que o canal passou a informação sem ter total certeza dos fatos. Segundo o companheiro de Renata Vasconcelos na bancada, o departamento de jornalismo e a imprensa internacional verificaram que as imagens, mas a notícia passada ao público de que russos estavam no comando do veículo é falsa.

”O Jornal Nacional divulgou imagens muito emblemáticas do horror que uma guerra produz. Um tanque, que mudou repentinamente de rota e esmagou um carro, que transitava em sentido contrário. Na escalada de manchetes daquela edição, na descrição dessa cena, nós dissemos que um tanque russo tinha cometido uma covardia brutal, e essa afirmação não tinha base suficientemente sólida para ser feita. Foi um erro”, admitiu.

Na sexta-feira (18), o jornalístico sofreu problemas técnicos durante sua abertura denominada como ‘escalada’. Sendo assim, Renata Vasconcelos e William Bonner tiveram que improvisar devido ao erro da câmera de cima que dá um ar diferente para o noticiário. A ex-apresentadora do Fantástico e Bom dia Brasil anunciou que o jornal estava começando e a câmera fez um passeio lento pela a bancada do telejornal, o que não é habitual. O público percebeu e divulgou o momento nas redes sociais.

Assim como William Bonner já antecipou o término do Jornal Nacional antes do tempo anos atrás, Renata Vasconcelos ja quis antecipar a sexta-feira no final da Previsão do Tempo do telejornal. Eliana Marques, apresentadora do bloco sobre o clima, avisou que os cariocas ficariam sem sol durante aquele final de semana de fevereiro em uma quinta-feira (10).

”Na capital fluminense, a previsão mudou um pouco. A chuvarada que se esperava pra pra amanhã, não vai ter mais. Pode chover, mas com pouco volume e de forma isolada E fica assim até domingo, aí na semana que vem o sol brilha forte e os termômetros voltam lá pra casa dos 35 º”, explicou a titular do bloco sobre tempo.

Renata Vasconcelos não gostou muito, lamentou e comentou sobre a informação passada pela colega de profissão e telejornal. ”Bom, pelo menos não vai ter chuvarada manhã no Rio. Obrigada Eliana, bom fim de semana para você”. Em seguida, ela percebeu e corrigiu o erro rapidamente: ”Até amanhã”.