Confira

Globo cancela transmissão do ‘Festival de Parintins’; entenda o motivo

A emissora carioca precisou suspender a exibição do famoso festival, porque não conseguiu entrar em acordo com detentora dos direitos

Karen Bandeira
Repórter do EM OFF

Nessa quinta-feira (13), a Globo anunciou que não irá mais transmitir o “Festival Folclórico de Parintins”. A emissora, que parecia estar bastante animada com a exibição do evento, precisou recuar e cancelar os planos, já que não entrou em acordo com a atual detentora dos direitos de transmissão da grande festa amazonense. A emissora local, a TV A Crítica, tem contrato para o evento até o ano de 2025 e não facilitou as negociações com o canal carioca.

A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento”, dizia parte da nota enviada ao portal “F5” nessa última tarde. A Globo afirmou que continua interessada em exibir o evento em suas diversas plataformas. “A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica”, concluía a nota.

Ao que parece, a Globo anunciou que faria a transmissão do festival sem sequer consultar a TV A Crítica e isso teria irritado o canal local. Segundo apuração do portal “F5”, essa movimentação da Globo fez com que a emissora amazonense dificultasse a negociação. Inclusive, no início de maio, A TV A Crítica fez um editorial falando detalhadamente sobre o fato de ela ser a detentora exclusiva dos direitos de transmissão do “Festival Folclórico de Parintins”.

A Rede Calderaro de Comunicação, da qual a TV A Crítica faz parte, afirmou que está há 36 anos ligada ao Festival de Parintins. Seja por meio de transmissões ao vivo ou por outras coberturas especiais. E acrescentou que ficou sabendo, por meio da imprensa, que os Bumbás assinaram com a Rede Amazônica – afiliada da Globo. Essa situação teria revoltado a TV A Crítica. O jornalista Dante Graça ainda afirmou que, até aquela altura, a emissora jamais havia recebido qualquer sondagem ou contato por parte de qualquer empresa para negociação dos direitos de transmissão.

O fato é que o evento folclórico que irá acontecer nos dias 28, 29 e 30 de junho não será mais transmitido pela Globo, como anunciado anteriormente. Cabe ressaltar que a grande festa da região Norte do país ganhou destaque e chamou a atenção do canal carioca por causa da participação de Isabelle Nogueira no “BBB24”. Apaixonada por sua terra, a Cunhã-poranga do Boi Garantido não se cansou de falar a respeito do festival durante sua passagem pelo reality.