Alerta!

Globo interrompe programação para noticiar forte terremoto

A emissora noticiou que um forte tremor foi sentido em Taiwan e um alerta de tsunami foi emitido para o Japão

Karen Bandeira
Repórter do EM OFF

Durante a noite dessa terça-feira (2), a Globo interrompeu sua programação para falar sobre um forte terremoto que atingiu Taiwan. No país da Ásia Oriental, já era manhã de quarta-feira (3) quando o tremor abalou a costa leste do território. O terremoto teve magnitude de 7,5, segundo agência japonesa, e deixou muitos países da região em estado de alerta.

Logo após o ocorrido, autoridades competentes emitiram alerta de tsunami para o Japão e para as Filipinas. No caso específico do Japão, são esperadas ondas de até 3 metros na ilha de Okinawa. O terremoto provocou diversos estragos na ilha de Taiwan, inclusive na capital Taipé. Segundo informações da imprensa local, edifícios desabaram em Hualien e há muitas pessoas presas nos escombros. Porém, ainda não foi feito um levantamento do número de mortos ou feridos.

Após o tremor que atingiu o país da Ásia Oriental, deslizamentos também foram registrados. Na capital Taipé, parte da cidade acabou ficando sem energia. Já em Hualien, um prédio de cinco andares foi fortemente atingido, desabando o primeiro andar e deixando os andares superiores inclinados em um ângulo de 45 graus. Também na capital, azulejos caíram de edifícios mais antigos e de alguns complexos de escritórios mais novos.

O recente terremoto foi o mais forte registrado em Taiwan desde 1999, quando o país sentiu um tremor de 7,7 de magnitude, que matou 2.400 pessoas e deixou 10.000 feridos. Segundo a emissora japonesa NHK, um tsunami inicial de 30 cm já atingiu a costa de Yonaguni, uma ilha remota a cerca de 110 km de Taiwan. Apesar disso, alertou que ondas mais altas poderiam ocorrer. O governo das Filipinas também está se movimentando e pediu que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.

Sair da versão mobile