Bateu o martelo

Globo toma decisão e William Bonner e Renata Lo Prete são retirados da bancada

A última vez que isso aconteceu foi no ano de 2016

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Na manhã desta sexta-feira (15), o jornalista Gabriel Vaquer, do portal F5, da Folha de São Paulo, divulgou com exclusividade que os jornalistas William Bonner e Renata Lo Prete deixarão as bancadas do “Jornal Nacional” e do “Jornal da Globo”. Entretanto, a medida é temporária e o motivo não é nada ruim: os âncoras dos principais jornais da emissora serão enviados à Washington, capital estadunidense, para cobrirem as eleições presidenciais deste ano. O afastamento dos profissionais ocorrerá somente em novembro deste ano.

De acordo com o colunista, a decisão da emissora de enviar William Bonner e Renata Lo Prete foi anunciada na última quinta-feira (14), pelo diretor de jornalismo da Globo, Ricardo Villela. A notícia teria sido dada a todos os funcionários por meio de uma transmissão interna, a qual também contou com a presença do atual presidente do canal, Paulo Marinho. Conforme o que foi divulgado por Vaquer, a novidade teria sido comemorada pelos profissionais, tendo em vista que a última vez que a emissora enviou jornalistas para cobrirem o pleito nos Estados Unidos foi em 2016. Quatro anos depois, em 2020, a tradição não pôde continuar por conta da pandemia do Covid-19.

A polêmica da Globo na última eleição estadunidense

Como bem lembrado por Gabriel Vaquer, da última vez que William Bonner cobriu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, a situação acabou em polêmica. Entretanto, a culpa não foi do atual âncora do “Jornal Nacional” e sim de um profissional com o mesmo nome, o jornalista William Waack. Apesar da situação ter acontecido em 2016, um vídeo dele só viralizou negativamente nas redes sociais no ano seguinte e ele foi demitido da Rede Globo por conta do comentário racista que teceu.

A situação ocorreu momentos antes dele entrevistar Paulo Sotero, que é o diretor do Brazil Institute, do Wilson Center. Os dois estavam em um estúdio que fica de frente para a Casa Branca, quando Waak se sentiu incomodado com o som das buzinas que vinham da rua. “Tá buzinando por quê, sua merda do cacete? Não vou nem falar porque eu sei quem é”, disse ele. Em seguida, o jornalista se virou para o entrevistado e sussurrou: “É preto. É coisa de preto, com certeza”. O comentário do ex-global fez com que Sotero risse da situação e concordasse com ele. Após a demissão do jornalista, Renata Lo Prete assumiu o lugar dele no “Jornal da Globo” e também na cobertura das eleições estadunidenses.