Ibope caindo

Marcos Mion dá menos audiência na Globo do que em ‘A Fazenda’

"Caldeirão com Mion" tem sofrido com a fuga de espectadores semana a semana

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

Anunciado com grande entusiasmo pela diretoria da TV Globo para substituir Luciano Huck nos sábados da emissora, Marcos Mion tem enfrentado problemas com seu “Caldeirão”. Com uma queda gradativa de audiência desde a sua estreia, em setembro de 2021, o apresentador já registra na emissora carioca menos ibope do que alcançava na sua antiga casa, a Record TV.

De acordo com os dados consolidados de audiência da Grande São Paulo, divulgados pelo TV Pop, o “Caldeirão com Mion” deste sábado (22) obteve média de 11,8 pontos. Foi um índice mais do que suficiente para assegurar a liderança no horário, mas uma média distante do que o apresentador já alcançou nos sábados da Globo, ou até mesmo quando apresentava o reality “A Fazenda”.

Marcos Mion estreou na Globo marcando 15,9 pontos de audiência, um índice alto considerado o horário e o dia da semana. Um mês depois, porém, já havia perdido 25% do público. O “Caldeirão com Mion” só bombou de fato na audiência em 26 de novembro do ano passado, quando alcançou 19,5 pontos de média. O motivo? O programa entrou no ar logo após a partida entre Argentina e México, válida pela Copa do Mundo do Catar, que marcou 26,6 pontos.

Sucesso de A Fazenda

Os 11,8 pontos de Marcos Mion com o “Caldeirão” deste fim de semana também é um índice bem abaixo do que o apresentador alcançava em “A Fazenda 12”. Como efeito de comparação, o reality rural da Record TV marcou, em 22 de outubro de 2020, incríveis 16,7 pontos no ibope. Na ocasião, a eliminação de Luiza Ambiel fez o canal vencer a Globo na disputa pela audiência e alcançar a liderança.

“A Fazenda 12” foi ao ar em pleno período de pandemia de Covid-19, o que favoreceu muito o ibope e o engajamento do reality. Na final, levada ao ar no dia 17 de dezembro de 2020, desbancou o “The Voice Brasil” e marcou outro boa média. Foram 17,7 pontos para a atração da Record TV contra 15,2 da atração musical da Globo, na época apresentada por Thiago Leifert.

A fuga de telespectadores do “Caldeirão com Mion”, em partes, pode ser explicada pela estagnação do programa. Nas redes sociais, não é raro ver internautas reclamando que os quadros da atração são basicamente os mesmos desde a estreia, há quase dois anos. Por isso, a direção da TV Globo promete mudanças: em setembro, no aniversário do programa, o “Caldeirão” deve ganhar novos quadros.

Leia mais: