Fim de mais uma temporada

Mestre do Sabor desaba e tem a temporada de menor audiência na Globo

Reality gastronômico manteve a liderança, mas ficou atrás das duas primeiras temporadas

Bruno Pinto
Repórter do EM OFF

Chegou ao fim mais uma temporada do “Mestre do Sabor”. Exibida na noite desta quinta-feira (23), a grande final do reality show culinário sacramentou a vitória do carioca Rodrigo Guimarães e com ela a marca negativa de ser a temporada menos vista.

Embora tenha mantido a liderança isolada em seu horário, o reality comandado pelo chef Claude Troisgros e seu inseparável assistente Batista não tem tantos motivos assim para comemorar. De acordo com números do Ibope, a atração registrou índices de audiência que deixaram a terceira temporada atrás de suas antecessoras.

Segundo informações divulgadas pelo portal Tv Pop, a soma de todos os episódios da temporada que terminou ontem (22), alcançou 16.3 pontos de média. Esse número representa uma queda, se comparado as duas primeiras temporadas, que marcaram 17.7 e 18.2 pontos de média, respectivamente.

Apesar dos índices confirmarem o resultado negativo da temporada completa, o mesmo não pode ser dito com relação aos números alcançados pelo reality culinário quando medidos de forma individualizada, ou seja, por episódios.

Em seu primeiro episódio da terceira temporada, o reality marcou 17.0 pontos de média na Grande São Paulo, o que representa 35% de participação. Esse resultado garantiu o maior índice de audiência em uma estreia do programa culinário.

Assim como na estreia, o último episódio da temporada manteve a Rede Globo na liderança isolada com mais do que o dobro da audiência da Record TV. Durante a sua transmissão, o “Mestre do Sabor” marcou 16.4 pontos de média, contra 8.0 pontos da Record TV e 6.4 pontos da emissora de Silvio Santos.

O reality gastronômico estreou logo após o estrondoso sucesso da vigésima primeira temporada do Big Brother Brasil. Embora a expectativa da emissora fosse de que “Mestre do Sabor” alcançasse números próximos aos 30 pontos de média do BBB 21, o índice não chegou nem próximo disso.

A produção do reality chegou a estrear um quadro humorístico na tentativa de alavancar um pouco mais a audiência do programa, mas as expectativas não foram superadas e o quadro chegou a ser bastante criticado nas redes sociais.