Eita!

Sindicato dos Artistas inicia guerra contra a Globo

A decisão foi tomada depois que alguns atores questionaram o quanto iriam receber pela reprise de uma novela

Lara Santana
Repórter do EM OFF

Frequentemente a TV Globo atinge o coração dos telespectadores com altas doses de nostalgia ao reprisar grandes sucessos da emissora, tanto com o “Vale a Pena Ver de Novo”, no canal principal, quanto no da TV fechada, o VIVA. Entretanto, embora as reexibições têm feito milhares de noveleiros felizes, o mesmo não se pode dizer do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio (Sated/RJ).

Na noite desta quinta-feira (4), a jornalista Ana Cora Lima, do portal F5, da Folha de São Paulo, divulgou com exclusividade que a instituição está planejando entrar com uma ação judicial contra a emissora por causa dos baixos valores pagos aos atores durante as reapresentações das tramas.

Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio, falou sobre o assunto e afirmou que a Globo “vem tratando a categoria com muito desdém os profissionais que fizeram a emissora ser campeã de audiência”. Em um outro momento, o dirigente da instituição garantiu que ela irá “lutar com unhas e dentes dentro da esfera judicial” pelos direitos de seus membros. Ele também fez questão de lembrar que os direitos autorais são “irrenunciáveis”.

Como a briga com a TV Globo teve início?

Quem chamou a atenção do Sindicato dos artistas para tal questão foi o ator Mateus Solano, na última quarta-feira (3), através das redes sociais. Na ocasião, o ex-global aproveitou que a novela “Viver a Vida” será reprisada pelo canal VIVA a partir do dia 22 de julho deste ano e então questionou a remuneração que receberá. “Quanto será que o canal viva vai faturar? E nós, os intérpretes?”, o ator escreveu em uma das divulgações feitas pela TV Globo. Ele recebeu o apoio de outros ex-globais, como Tuca Andrada e Sérgio Marone.

Depois que a questão começou a repercutir pelas redes sociais, a TV Globo emitiu um comunicado, onde lembrou que nunca deixou de pagar os artistas pelas reexibições das novelas de sucesso. Apesar disso, o canal dos Marinho não chegou a falar sobre um reajuste nos valores. “A TV Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora”, dizia a nota.

Sair da versão mobile