Explicou!

TV Globo rebate acusação polêmica de Mateus Solano

Canal se pronunciou através de uma nota oficial, alegando que paga os direitos conexos aos atores

João Pedro Biott
Repórter do EM OFF

A reclamação de Mateus Solano sobre o pagamento dos direitos de imagem das novelas da TV Globo, foi um dos principais assuntos das redes sociais nesta quarta-feira (03). O ator desabafou em seu perfil sobre a reexibição de “Viver a Vida”, no Viva, e alegou que o canal não estaria pagando os direitos relativos a cada ator em obras em reprise.

Tudo começou quando o Viva anunciou a reprise da trama de Manoel Carlos. “Ansioso para a chegada da Luciana aqui no meu canal”, dizia o perfil do canal, exibindo alguns takes dos primeiros capítulos. Mateus Solano não se segurou, e fez uma cobrança à TV Globo, reivindicando seus direitos conexos sobre a trama, já que vive um dos protagonistas da história. “Quanto será que o canal viva vai faturar? E nós, os intérpretes?”, escreveu ele.

Na noite desta quarta, o canal emitiu um comunicado oficial, negando que esteja em ‘débito’ com os atores, por conta de todas as reprises que estão no ar. O canal atualmente mantém as sessões “Edição Especial”, com clássicos das 18h e das 19h, o “Vale a Pena Ver de Novo”, e também as reprises do Canal Viva, na TV Fechada.

“A TV Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora”, disse.